Ameaças Cibernéticas X Soluções de Segurança, como se proteger de maneira adequada!

por | março 2020 | Blog, Notícias | 0 Comentários

Há mais de duas décadas, quando começaram a falar em segurança cibernética, ela se concentrava na proteção do sistema operacional dos equipamentos de TI para evitar que a produtividade fosse afetada por algum vírus que conseguisse entrar na rede. Além disso, o perfil dos invasores e dos ataques era muito mais simples.

Atualmente, os ataques são muito mais sofisticados, e os invasores, também conhecidos como hackers, têm aproveitado as lacunas de segurança deixadas por tendências como a IoT e as soluções em nuvem. As empresas precisam de soluções completas que permitam evitar os ataques e bloqueá-los quando eles ocorrerem, e solucionar os danos causados no menor tempo possível.

Ameaças Cibernéticas

São estratégias digitais que usam os crimes cibernéticos para entrar na sua rede. Elas podem sequestrar ou acessar informações confidenciais que venham a trazer consequências graves para sua empresa, para obter benefícios econômicos. Conheça algumas das ameaças mais frequentes:

Malware

É um software mal-intencionado que tem como objetivo se infiltrar em um sistema de informações sem o consentimento do seu proprietário ou danificá-lo. Há diferentes tipos de malware, como os cavalos de Troia, worms, bots, spyware, ransomware, entre outros.

Ransomware

O ransomware é um malware que restringe o acesso a determinadas informações ou a determinadas funções do sistema infectado e pede um resgate em troca da remoção dessa restrição. É muito semelhante a um sequestro digital. Wannacry é um dos exemplos mais conhecidos dos últimos anos.

Malvertising

É o uso de publicidade online para propagar malware. De modo geral, consiste em introduzir anúncios mal-intencionados em sites da web legítimos, que levam a um download e, consequentemente, causam a transmissão do malware na sua rede.

Phishing

Também conhecido como roubo de identidade, é uma fraude eletrônica, na qual o criminoso cibernético tenta obter informações confidenciais de forma fraudulenta. Esse método é muito usado para roubar senhas e números de cartões de crédito, entre outros dados confidenciais.

 

Soluções de segurança

São ferramentas de hardware e software que permitem prevenir, bloquear e solucionar as ameaças cibernéticas, protegendo seu ativo mais valioso que são as informações.

Confira algumas soluções abaixo:

Firewall

É um sistema desenvolvido para bloquear o acesso não autorizado à rede privada ou a partir dela. Protege sua rede contra os ataques da Internet, analisando tudo o que entra e sai.

Antivírus

Os antivírus são programas cujo objetivo é detectar ou eliminar vírus de computador. Eles evoluíram e, atualmente, podem bloquear vírus, desinfectar arquivos e prevenir a infecções. Os antivírus conseguem reconhecer vários tipos de malware, como spyware, worms e cavalos de Troia.

Email Security

O e-mail continua sendo a ferramenta de comunicação mais utilizada, e é um meio através do qual os hackers podem propagar software mal-intencionado com bastante facilidade, enganando os destinatários com táticas de engenharia social. Um aplicativo de segurança de e-mail bloqueia os ataques na entrada e controla as mensagens de saída para evitar a perda de dados confidenciais.

CFS

As soluções de segurança da web controlam a navegação de sua equipe, bloqueiam as ameaças baseadas na web e negam o acesso a sites mal-intencionados. Além disso, protegem sua arquitetura local ou na nuvem.

IPS

É um sistema de prevenção contra intrusão. Controla o acesso a uma rede de computadores para proteger os sistemas contra ataques e violaçãoes O IPS não só bloqueia a atividade mal-intencionada, mas também rastreia arquivos suspeitos e malware, para evitar que se espalhem.

DLP

É um sistema de prevenção de perda de dados. Ele foi desenvolvido para detectar e prevenir o vazamento de dados por meio de monitoramento, detecção e bloqueio de informações sensíveis ou confidenciais, enquanto estiverem em uso, em movimento ou em repouso.

Web Security

As soluções de segurança da web controlam a navegação de sua equipe, bloqueiam as ameaças baseadas na web e negam o acesso a sites mal-intencionados. Além disso, protegem sua arquitetura local ou na nuvem.

Fonte: https://www.upguard.com/blog/cyber-threat

Fonte: https://pcworld.com.br/quais-serao-as-principais-ameacas-ciberneticas-de-2020/