Automação é aliada para superar desafios de segurança no desenvolvimento de aplicativos

por | abril 2023 | Blog | 0 Comentários

O desenvolvimento de um aplicativo é muito parecido com o processo de construir uma casa e, assim como um imóvel, um ativo virtual em desenvolvimento também enfrenta seus próprios desafios de segurança. Assim como as casas enfrentam o risco de serem invadidas por ladrões, os aplicativos também enfrentam o risco de serem invadidos por hackers, e os sistemas de segurança funcionam como alarmes de segurança para detectar e impedir intrusos.

A questão é que as aplicações ficam mais complexas a cada ano. A adoção de microsserviços, APIs e a mudança para plataformas em nuvem requerem atenção cada vez mais especial das equipes de segurança, pois cada uma dessas plataformas apresenta os seus próprios riscos únicos. O aumento da complexidade e do ritmo de mudanças no cenário é cada vez mais acelerado, e a maioria das organizações carece do conhecimento técnico necessário para identificar e mitigar o risco desses múltiplos vetores de ameaças.

Imagine que, diante dos desafios de segurança que enfrentamos hoje, seria preciso garantir a segurança da construção de uma casa desde o primeiro dia de obra e, para assegurar a integridade de toda essa estrutura, agora e no futuro, teriam que ser criados criar muros fortes e imponentes, torres de vigia seriam instaladas e guardas seriam contratados para patrulhar o perímetro. Tudo isso seria muito trabalhoso, certo? E se todos esses processos robustos de segurança pudessem ser automatizados?

Fazendo a comparação com a automação, seria como construir muros mais rapidamente e com mais precisão usando máquinas, instalar câmeras e sensores para monitorar a área, usar algoritmos de inteligência artificial para detectar atividades suspeitas e, em vez de contratar guardas, poderíamos ter drones voando ao redor da propriedade, alertando sobre qualquer ameaça.

Ao usar ferramentas e processos automatizados, podemos identificar e corrigir vulnerabilidades de segurança nos aplicativos de forma mais rápida e eficiente, possibilitando construir aplicações cada vez mais seguras e resistentes a ameaças cibernéticas, além de acelerar o desenvolvimento do código e reduzir o retrabalho para remediar vulnerabilidades que seriam encontradas somente no final de todo o processo.

Soluções que automatizam a modelagem de ameaças também podem recomendar ações de mitigação e, quando implementadas adequadamente na estrutura da organização, permitem o dimensionamento de ameaças não em apenas um ativo isolado, mas em todo o portfólio de aplicativos.

E não é só isso. Além de prevenir ataques causados por fraquezas no código, infraestrutura, APIs e dispositivos, a solução de automatização de modelagem também deve ajudar a satisfazer os requisitos de negócios cruciais em relação à privacidade, disponibilidade, conformidade e auditabilidade, preocupações que ganham cada vez mais peso no ambiente corporativo.

SD Elements identifica e corrige vulnerabilidades de forma mais eficiente

Security Compass é uma fornecedora líder de soluções de segurança cibernética, possibilitando que as organizações construam software que seja mais seguro e da forma mais rápida possível.

O seu principal produto, SD Elements, ajuda a automatizar porções significativas de processos manuais de segurança e conformidade que garantem a entrega ágil de um produto final sem dores de cabeça para técnicos e usuários. 

Quer entender como reduzir significativamente o tempo, os recursos, os custos e as dores de cabeça com a gestão de modelos de ameaça e o gerenciamento da conformidade dos códigos dos seus clientes?

Entre já em contato com o time M3Corp: https://m3corp.com.br/contato