CIAM: guia técnico da VU

por | setembro 2022 | Blog | 0 Comentários

Para começar a falar de todas as maravilhas que a VU oferece, precisamos, primeiramente, definir o que é CIAM.

O que é CIAM?

O CIAM (Customer Identity and Access Management – Gestão de Acesso e Identidade do Cliente), é um conjunto de módulos que permitem gerenciar as identidades de colaboradores, fornecedores e clientes de qualquer tipo de corporação, empresa e organização governamental.

O CIAM facilita o compartilhamento dos dados dos quais os recursos de cross-marketing e business-intelligence dependem. Além disso, ele também permite equilibrar a segurança com experiências de usuário sem fricção.

Os quatro pilares principais que o CIAM da VU se baseia são:

  • Proteção da identidade digital;
  • Gestão de riscos;
  • Biometria;
  • Prevenção de fraude.

A proteção da identidade digital e prevenção de fraude se enquadram na categoria transparência de dados e a proteção da identidade e gestão de riscos, se enquadram na gestão do conhecimento.

Como funciona o CIAM da VU?

O CIAM da VU permite que as organizações possuam e forneçam experiências digitais seguras e sem fricção para os seus clientes, ao mesmo tempo que gerencia e coleta suas identidades. As soluções VU CIAM operam em larga escala e possuem alto desempenho, mesmo em diferentes canais de interação com os clientes, como web e mobile, por exemplo.

Gestão do conhecimento

É o sistema que permite ter uma visão global dos clientes, por meio da consolidação de identidades digitais.

Transparência de dados

Esse sistema fornece informações sobre os usuários para gerar oportunidade de vendas, respeitando os regulamentos e as políticas de privacidade.

Experiência unificada do usuário

É um sistema que permite a conversão e retenção de clientes por meio de registros consistentes e opções de autenticação, compartilhando suas credenciais e dados entre os diversos canais de interação.

Esse sistema é definido por:

  • Gestão e controle de acessos;
  • Gestão do ciclo de vida;
  • Autenticação robusta;
  • Único ponto de acesso;
  • Operações Omnichannel.

O que os módulos integrados do CIAM VU permitem?

As possibilidades que esses módulos oferecem são inúmeras:

  • Consolidação de identidade;
  • Gestão de Sessão e SSO;
  • Onboarding de clientes;
  • Autorização;
  • Autenticação multifator;
  • Detecção de fraude de identidade;
  • Administração da informação do usuário;
  • Relatórios e análises;
  • Login social;
  • Autoserviço;
  • Gestão de consentimento;
  • SDK móvel e web SDK;
  • Acesso via API.

Se aprofundando em algumas das possibilidades do CIAM VU

Veja mais detalhes sobre algumas das capacidades que o CIAM VU pode habilitar as empresas:

  • Gestão do ciclo de vida das identidades: criação, provisionamento, manutenção, desprovisionamento e sincronização de usuários e atributos. O registro do usuário pode estar no modo de auto serviço ou via API. Também pode ser integrado ao Secure Onboarding Process para um registro com identidades verificadas.
  • Gestão e controle de acessos: controle, monitoramento e auditoria de acessos aos recursos por meio dos serviços oferecidos pela rede interna ou externa da instituição. Permite uma gestão flexível de autorização com base em regras RBAC.
  • Autenticação multicanal baseada em risco: o sistema permite gerenciar mecanismos de autenticação robustos e biométricos, como tokens móveis, notificações push, SMS, reconhecimento facial, reconhecimento de voz e mecanismos fora de banda. A autenticação pode ser conectada a VU Fraud Analysis e VU Device Fingerprint para controlar acessos seguros com fricção mínima.
  • Início de sessão consolidada: usuários que estabeleçam sessões ativas podem acessar várias aplicações sem a necessidade de se autenticar várias vezes. Essa funcionalidade pode ser implementada em aplicações internas, externas e baseadas na nuvem. Os visitantes podem usar suas credenciais da sessão ativa para se autenticar em vários sistemas.
  • Autenticação federada e login social: compartilhar credenciais com outros sistemas. Usar credenciais de outros sistemas, incluindo redes sociais para se autenticar em vários sistemas.
  • Auto Serviço: permite o registro quanto a gestão de dados pessoais, dados de contato, consentimentos, preferências, dispositivos e sessões.
  • Prevenção de fraudes: segurança por meio de regras configuradas associadas aos riscos de roubo de identidade.
  • Consolidação de identidade: permite reunir com segurança múltiplas identidades digitais de uma pessoa para simplificar a gestão, permitindo melhora do cross-marketing e experiência do usuário.  
  • Integração e extensão de funcionalidades: permite, por meio das ferramentas SDK e API, que o VU CIAM seja integrado ao ecossistema de aplicações existentes.
  •  Migração com opções progressivas de clientes ou lotes: inclui a possibilidade de pré-definir senhas de forma segura anteriormente a subida para produção.

Foco na experiência de usuário

A experiência do usuário é uma das coisas mais importantes em soluções desse tipo, pois ela afeta diretamente o negócio. Por isso, a segurança deve ser fornecida com base nisso.

O produto da VU foi projetado e altamente testado com participação dos usuários, para entender a fundo a experiência e entregar a melhor forma de utilização possível aos clientes.

Informações técnicas

O CIAM disponibiliza um kit de desenvolvimento de software SDK para integração em aplicações móveis. Isso simplifica o acesso aos recursos nos aplicativos móveis, estando disponível tanto para dispositivos Android quanto para iOS. Suas principais características são a senha de uso único (TOTP HOTP) e a identificação segura do dispositivo.

Também é possível integrar o processo de captura biométrica (rosto, voz), usando o VU Secure Onboarding Process. Além disso, é possível integrar aplicações web acessando as APIs VU CIAM. O produto também inclui uma solução baseada em JavaScript para facilitar a integração com formulários de identificação do dispositivo (browser).

Conclusão

Com tudo isso, é possível perceber que a VU não está para brincadeira quando se fala em gerenciamento de identidades. Tenha acesso ao datasheet completo do VU CIAM clicando aqui.

Quer saber mais sobre a VU e tudo o que o CIAM pode levar até seus clientes? Então converse diretamente com o time M3Corp e tire suas dúvidas clicando aqui.