O quadrante mágico da Gartner é um posicionamento gráfico competitivo de quatro tipos de fornecedores de tecnologia em mercado de rápido crescimento, divididos assim: Líderes, Visionários, Players e Desafiantes.
O Quadrante Mágico é uma série de relatórios de pesquisa de mercado que contam com métodos de análise qualitativa de dados proprietários para demonstrar tendências do segmento de TI, como direção, maturidade e participantes.
Para entender o produto, é fundamental conhecer a empresa e sua forma de atuação. O Gartner Group foi criado por Gideon Gartner, no final da década de 70. Adotando um modelo B2B, a companhia sempre teve seu público-alvo definido de forma bem clara: executivos do setor de tecnologia.
Diretores de marketing, TI e distribuição são figuras frequentes entre os utilizadores das soluções desenvolvidas pelo Gartner. O motivo é fácil de entender. Por meio de ferramentas como o quadrante mágico, esses profissionais têm maior facilidade em tomar decisões eficientes, de modo a impulsionar os negócios da empresa.
Um dos fatores que tornam essa ferramenta tão eficaz e popular é sua simplicidade. O quadrante é estruturado em um gráfico de dispersão, que utiliza dois eixos para separar os nomes incluídos na análise.
Para ter acesso ao último relatório de quadrante mágico da Gartner, clique aqui: https://www.gartner.com/en/research/magic-quadrant