No começo do mês de dezembro de 2021, o site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker, fato que deixou o aplicativo e a página do ConecteSUS fora do ar, assim como os seus dados indisponíveis para que o público tivesse acesso.
O grupo que reivindicou a autoria se chama “Lapsu$ Group”, afirmando também já terem invadido com sucesso os sistemas da Eletronic Arts (EA), uma das maiores desenvolvedoras e distribuidoras de jogos eletrônicos do mundo, responsável por games como FIFA, The Sim e Battlefield.
Quando tentaram acessar o portal, os usuários encontraram o seguinte aviso: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está (sic) em nossas mãos”.
A recuperação dos dados
Apesar do que tinham escrito, apenas dois dias foram necessários para que o Ministério da saúde, por meio de uma nota oficial, comunicasse que todas as informações e os registros de vacinação já haviam sido integralmente recuperados.
Tanto o Gabinete de Segurança Nacional, quanto a Polícia Federal foram acionados, a fim de colaborar nas investigações e encontrar os culpados pelo crime.
Segurança deve ser prioridade
Este ataque comprometeu por dois dias todo e qualquer acesso às funções de emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, prejudicando milhões pessoas em todo o Brasil.
Para manter os seus clientes sempre protegidos contra este tipo de problema, conte com o portfólio completo da M3Corp. Fale com um de nossos especialistas!