Cada vez mais dispositivos estão conectados em rede, e houve uma crescente ainda maior depois da pandemia, com isso, o número de ameaças à segurança do perímetro digital aumentou exponencialmente. As pesquisas recentes indicam que o Brasil sofreu mais de 88 bilhões de ataques cibernéticos, só em 2021. Isso representa um aumento de 950% em relação a 2020.
Nesse sentido, temos cada vez mais ativos funcionando fora do perímetro tradicional de segurança das empresas, ampliando muito o leque de possibilidades de ataque que podem ser desferidos contra esses sistemas. Felizmente, existem ferramentas e estratégias que dão conta de tornar a segurança do seu perímetro mais forte, independentemente do nível de sofisticação do agressor. Uma destas é a estratégia Zero Trust.
Com esse modelo os controles de segurança são mais flexíveis, confiáveis e escaláveis, bloqueando quaisquer tentativas de explorar brechas na rede. Mas, para essa estratégia ser realmente efetiva, alguns passos são necessários:
- Entender como os dados são acessados e compartilhados internamente, para assim estabelecer processos e controles de segurança adequados à sua realidade
- Identificar a sua própria “superfície de ataque”, ou seja, onde estão as brechas que podem ser exploradas por usuários maliciosos
- Implantar patches de segurança o mais rápido possível, a fim de estar sempre com sistemas e aplicações atualizados
- Automatizar o processo de gerenciamento de autenticação, assim garantindo a plena segurança dos acessos ao sistema
- Entender todos os riscos que envolvem a cadeia de suprimentos do negócio, inclusive nos fornecedores de parceiros
Esses passos, alinhados à qualificação da equipe responsável pela segurança e ferramentas sofisticadas, apoiadas em inteligência artificial e Machine Learning, garantem uma estratégia de segurança do perímetro que protege a sua estratégia de negócios.
Resguarde seus dados confidenciais com a nossa solução, inclusive fazendo uso de uma auditoria completa dos principais riscos e ações para mitigar qualquer problema. Entre em contato.
Fonte: https://www.varonis.com/pt-br/blog/as-novas-tend%C3%AAncias-de-seguran%C3%A7a-do-per%C3%ADmetro