Qual a importância da Governança de Identidades e Acessos para o setor de RH?

por | junho 2021 | Blog | 0 Comentários

Confira neste artigo como estas soluções podem garantir novas oportunidades de negócios junto a setores de RH.

O excesso de privilégios e direitos que um usuário tem pode causar um dano enorme às empresas, seja por má intenção do colaborador ou então por descuido. No entanto, a Gestão de Identidades e Acessos vai muito além disso.

Como o objetivo central dessa solução é garantir que nenhum colaborador tenha mais acesso do que deveria, há diminuição de vazamentos e garantia de que os relatórios de acessos e perfis sejam consultados de maneira rápida, otimizando auditorias.

Além de fornecer somente o acesso necessário aos colaboradores, ela é um importante asset na gestão de ativos e na otimização do dia a dia das empresas, inclusive auxiliando nos processos de Onboarding e na chegada de novos colaboradores às instituições.

 

Contextualizando o setor de Recursos Humanos

Há tempos que o setor de Recursos Humanos deixou de ser apenas a área responsável pela contratação e demissão de colaboradores. Hoje, ele é responsável por gerir e garantir que os valores, objetivos e missões da companhia são seguidos em todas as esferas.

Ele é o setor mais importante por ter conhecimento profundo sobre o negócio, fornecer informações importantes para a tomada de decisões estratégicas na empresa e também suportar as estratégias da organização, através de projetos e iniciativas orientados aos funcionários.

Com tantas responsabilidades, esta área busca cada vez mais otimizar e automatizar processos burocráticos, para ganhar agilidade e assertividade na rotina.

 

Como a Governança de Identidades e Acessos beneficia o RH?

A Governança de Identidades e Acessos é um recurso fundamental nos processos de demissão, admissão e mudança de cargo dos colaboradores, agilizando processos, otimizando a produtividade do setor de RH e melhorando os resultados das empresas.

A solução estabelece comunicação mais eficiente e rápida entre a área em questão e o departamento TI, com repasse automático de informações, reduzindo erros e organizando o processo.

 

Os benefícios se estendem para toda a empresa:

– Comunicação eficiente

– Automação de processos manuais

– Facilidade nos processos de auditoria e compliance

– Aumenta a segurança ao reduzir o vazamento de dados

– Otimiza a rotina dos colaboradores

 

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