Os anos de 2020 e 2021 foram marcantes para a segurança cibernética com o crescimento surpreendente dos ciberataques, especialmente do tipo ransomware. Segundo pesquisas, esse golpe representou cerca de 80% das notificações de risco.
Entre os motivos a que podemos atribuir o aumento dos ataques ransomware, estão as ofertas de RaaS (Ransomware-as-a-Service), em que os cibercriminosos proporcionam o aluguel de códigos maliciosos em troca de um pagamento, que pode ser uma porcentagem recebida pelo resgate das informações por parte da vítima.
Para 2022 os números de ataques tendem a se agravar e as táticas para extorsão devem se intensificar, por isso proteger a organização e seus dados não é apenas uma opção, mas um ponto crucial para sobrevivência do negócio.
Entre as tendências da segurança cibernética, além do crescimento dos golpes ransomware estão:
- Aumento do uso de criptomoedas para pagamentos dos ciberataques;
- Ameaças de phishing com geolocalização;
- Ataques aos setores da saúde, financeiro e de ensino superior;
- Machine Learning;
- Segurança na nuvem;
- Conformidade com a LGPD;
- Complexidade e vulnerabilidades da cadeia de suprimentos aumentam;
- Botnets;
- Ciberterrorismo.
E poderíamos citar ainda muitas outras frentes que as empresas precisam se atentar para o próximo ano. Desta forma, a segurança dos seus clientes precisa ser uma prioridade e para isso, conte com o portifólio completo de soluções oferecidas pela M3Corp. Fale conosco!