Ataques à APIs podem levar dias, semanas ou até meses

por | janeiro 2023 | Blog | 0 Comentários

As APIs estão em toda parte e funcionam essencialmente como rodovias para os dados e serviços mais valiosos de uma empresa. Essa realidade transforma esses ativos em alvos muito atraentes e lucrativos para os cibercriminosos. E esses invasores ainda fazem algo muito interessante, eles atacam de forma diferente quando as APIs são o alvo, deixando organizações completamente expostas, uma vez que soluções mais comuns de cibersegurança não conseguem detectar esses novos estilos sofisticados de ataque.

Quando alguém hackeia através das APIs, os ataques demoram mais, justamente por conta do fato de que antes de atacar aplicações, é preciso entendê-las profundamente. Esse processo pode levar dias, semanas ou até meses, com alguém bisbilhotando todo ecossistema de APIs até encontrar uma vulnerabilidade que permita uma aquisição de conta, exfiltração de dados ou outro tipo de incidente malicioso.

Você pode se perguntar: mas alguém realmente teria a paciência necessária para passar dias, semanas ou meses manipulando APIs?

E a resposta é um enorme sim, justamente porque vale a pena! Esses cibercriminosos entendem que a recompensa por todo esse esforço pode ser muito alta, obtendo dados críticos e confidenciais de clientes e empresas.

Nesse sentido, a segurança da APIs se tornou um negócio tão importante que o setor viu literalmente dezenas de empresas, de startups a incumbentes, perseguindo esse novo mercado de alta demanda, mas elas não são todas iguais.

As tecnologias existentes, como WAFs ou gateways de API, fornecem uma ajuda mínima e básica com a segurança da API. Para ser bem sincero, essas soluções falham em resolver 90% das vulnerabilidades de segurança descritas na lista OWASP API Security Top 10, uma compilação dos pontos de entrada das mais perigosas e sofisticadas ameaças que estão atualmente à solta no ambiente virtual.

Somente a Salt Security fornece o contexto necessário para proteger APIs nas fases de compilação, implantação e até mesmo em execução. A solução combina cobertura completa e um mecanismo de big data especialmente orientado por uma ML/AI para fornecer esse contexto, fornecendo visibilidade completa de todas as APIs, interrompendo invasores durante os estágios iniciais de uma tentativa de ataque e compartilhando insights para melhorar a postura de segurança.

A Salt oferece:

Melhor descoberta – com agregação inteligente de APIs versus uma longa lista de endpoints duplicados;

Melhor proteção de tempo de execução – com informações abrangendo meses de padrões de uso de API para detectar e interromper mais ataques;

Melhor estratégia shift left – com testes de API em pré-produção personalizados e insights de correção aprendidos em tempo real.

Entre já em contato com o time de especialistas M3Corp para garantir a mais avançada, inovadora e premiada plataforma de segurança de APIs do mercado: https://www.m3corp.com.br/contato/