Gateways de APIs não podem parar ataques sofisticados, mas a Salt Security tem a solução

por | novembro 2022 | Blog | 0 Comentários

APIs impulsionam a economia de hoje, ajudando as organizações a administrar seus dados de novas maneiras, com o objetivo de fornecer os serviços que seus consumidores esperam. Portanto, não é surpresa nenhuma que um estudo recente tenha descoberto que as empresas que utilizam APIs foram mais lucrativas na última década, experimentando um crescimento de mercado 12,7% maior do que aquelas que não usavam APIs.

O relatório Salt Security Q3 2022 State of API Security mostrou que o número médio de APIs por cliente Salt cresceu 82% em relação ao ano passado. Durante o mesmo período, o tráfego geral de API por cliente cresceu 168%. Com essa explosão de crescimento, tornou-se imperativo que as empresas procurem maneiras de gerenciar com eficiência seu amplo cenário de APIs.

Como funcionam os Gateways de API?

Gateways de API são como operadoras de telefonia do século passado, conectando um cabo para receber uma chamada, perguntando com quem eles desejam falar e, em seguida, conectando esse cabo no slot adequado. Os Gateways fazem praticamente a mesma coisa – aceitando chamadas de API e roteando-as para o aplicativo certo.

Um gateway de API fornece um único ponto de entrada e uma interface comum para que as APIs se comuniquem entre si. Isso permite a troca de dados, dentro e fora de uma organização. Os gateways de API também fornecem funções críticas de gerenciamento, permitindo que equipes controlem APIs e suas várias integrações de um só lugar. 

No entanto, embora os gateways de API desempenhem um papel importante na estratégia geral de segurança de API, eles não podem proteger contra as mais sérias ameaças, incluindo aquelas definidas no OWASP API Security Top 10. Mesmo APIs autenticadas podem ser alvos de invasores usando métodos sutis para descobrir e explorar vulnerabilidades. Controles de acesso tradicionais, listas de bloqueio e filtragem de mensagens fornecidos por gateways de API fornecem apenas proteção parcial.

Ameaças cada vez mais sofisticadas

Ferramentas baseadas em assinatura, como são os gateways de API, procuram padrões de ataque bem conhecidos para detecção, mas os ataques de API mais comuns tiram proveito de falhas de lógica que diferem drasticamente de API para API e não são detectáveis ​​sem grandes quantidades de dados correlacionados ao longo de semanas e meses.

A proteção de APIs contra ameaças requer a análise de todo o tráfego para obter o contexto necessário para identificar e impedir invasores. A arquitetura de proxy dos gateways de API limita sua capacidade de ver o quadro geral – em vez disso, eles fornecem proteção individual em cada transação. Sem um contexto mais amplo e a capacidade de unir atividades díspares, os gateways de API deixam as organizações expostas.

A segurança de API depende de três recursos principais:

Descobrir APIs novas e modificadas – uma solução de segurança de API deve ter a capacidade de descobrir todas as APIs. Para acompanhar o lançamento contínuo de APIs novas e atualizadas, a descoberta deve ocorrer de forma automática e contínua. Idealmente, uma solução de API dedicada também deve ser capaz de identificar o nível de exposição de dados confidenciais, ajudando a entender os riscos e permanecer em conformidade.

Detectar e interromper ataques de API em tempo real – interromper os ataques de API sofisticados de hoje requer uma amplitude de contexto que só pode ser obtida usando big data em escala de nuvem e aproveitando a tecnologia de IA e ML para correlacionar milhões de chamadas de API ao longo do tempo, obtendo amplo contexto para identificar comportamentos fora do padrão da rede.

Práticas Shift Left para eliminar vulnerabilidades no desenvolvimento – uma solução de segurança de API deve ser capaz de detectar possíveis problemas e falhas em tempo de execução. Para melhorar suas práticas gerais de segurança de API, essas descobertas devem ser repassadas aos desenvolvedores no início do ciclo de desenvolvimento, para ajudá-los a eliminar vulnerabilidades antes que as APIs sejam implantadas.

Com a Salt Security seus clientes garantem a melhor solução de segurança de APIs do mercado, com um sistema totalmente adaptável a qualquer gateway implantado. Entre em contato com o time M3Corp e saiba mais sobre a solução: https://www.m3corp.com.br/contato/