Mitigando ameaças ao ambiente IoT com Portnox

por | maio 2023 | Blog | 0 Comentários

A internet das coisas (IoT), em sua definição ampla são dispositivos diferentes de um computador que pode se conectar à internet, e está presente dentro das organizações, devido aos seus mais variados usos, mas pode ser também um ponto de entrada em sua rede. 

Nos dias de hoje, a IoT inclui tudo, desde impressoras a FitBits, termostatos, etc. Sabemos da importância desses dispositivos aumentarem a produtividade e a eficiência dentro das organizações, mas a postura de segurança é muito simples, comprometendo a proteção dos dados. Pensando em uma solução robusta, a Portnox impede que a IoT se torne um ponto de entrada na rede com recursos de impressão digital de Internet das Coisas altamente precisos.

Podemos citar alguns exemplos de dispositivos com possíveis vulnerabilidades para hackers, como credenciais de administrador padrão, sistemas operacionais vulneráveis, patches lentos ou inexistentes. Para complicar ainda mais a postura, o Shadow IoT, pode comprometer o controle do departamento de TI,  devido a facilidade de uso, podendo ser conectados a uma rede sem que a equipe de segurança saiba. 

Para iniciar a proteção da rede, a Portnox indica que o primeiro passo é ser capaz de identificar o que está nela, como a solução de impressão digital IoT desenvolvida, para que a empresa nunca precise se preocupar se esse endereço MAC for uma máquina não autorizada ou a impressora do terceiro andar.

Assim, não sobra espaço para a sombra IoT.

Nesse cenário, a segurança da Internet das coisas deve ser uma prioridade, incluindo a proteção de dispositivos IoT e suas redes. O foco principal dessa estrutura é proteger ou manter a privacidade e a confidencialidade dos dados do usuário e garantir a segurança de outras infraestruturas relacionadas dentro do ecossistema.  

A segurança da IoT requer alguns métodos de proteção para proteger dispositivos baseados em rede ou conectados à Internet que são necessários para o funcionamento adequado do sistema. Uma das principais razões para esse sucesso é que as equipes de segurança estão constantemente enfrentando novos e crescentes desafios exclusivos da segurança da IoT, incluindo: 

  • Ameaças: cobre a dificuldade de corrigir dispositivos IoT devido à falta de um sistema operacional bem integrado;18
  •  Operações: o desafio de integrar a postura de segurança central com as operações centrais críticas dos dispositivos IoT;
  • Inventário adequado: incapacidade de gerenciar com segurança novos dispositivos.

Pensando na conectividade e armazenamento que as soluções de segurança requerem, o Portnox oferece a primeira impressão digital de IoT totalmente baseada em nuvem, eliminando a necessidade de saber e controlar cada dispositivo, individualmente, para saber qual teve uso não autorizado tentando violar o firewall – todo esse processo é facilitado pelo Portnox, ao informar o tipo de dispositivo, nome, fabricante, sistema operacional e muito mais.

Eleve o nível de segurança de seu cliente, criando políticas de segmentação e controle de acesso para que a câmera não seja um ponto de entrada no banco de dados de clientes. O Portnox Cloud oferece às organizações: 

 

  • Visibilidade completa do dispositivo e aplicação de políticas de acesso em toda a rede para todos os principais grupos de dispositivos – IoT, podendo trazer o próprio dispositivo (BYOD) e dispositivos gerenciados;
  • Impressão digital IoT aprimorada e precisão de perfil alimentada por inteligência artificial e aprendizado de máquina;
  • Posturas organizacionais de segurança de confiança zero fortalecidas, respondendo por todos os dispositivos e camadas de acesso – no local e remoto.

Assegure a proteção dos dispositivos e melhore a eficiência de segurança com Portnox, para adquirir as soluções entre em contato com a equipe M3Corp!