O pior aconteceu! Como ajudar o seu cliente após um desastre virtual?

por | outubro 2022 | Blog | 0 Comentários

Muitas organizações hoje são altamente vulneráveis pois não possuem planos de recuperação de desastres otimizados e confiáveis. Sem um plano robusto de recuperação de TI, as empresas correm o risco de serem vítimas de falhas operacionais significativas e prolongadas, além da perda de dados e de receita.

Um desastre de TI é definido como qualquer instância de uma interrupção de rede não planejada. Desastres podem acontecer a qualquer hora, e ter fontes muito variadas de origem. Por exemplo, eles podem se originar de ataques físicos contra a infraestrutura de TI, ou podem ser o resultado de ataques cibernéticos dos mais variados tipos, ou também podem vir de ocorrências naturais, como incêndios e enchentes.

Embora a maioria das empresas tenha planos específicos para esses cenários, eles geralmente não funcionam, pois a maioria das organizações não coloca esse tipo de planejamento como prioridade, forçando o time de segurança a correr atrás do prejuízo depois que a situação já está colocada.

As consequências materiais dessas ocorrências são variadas. Elas podem deixar aplicativos e serviços da Web inacessíveis e dificultar ou até mesmo impossibilitar o acesso à infraestrutura física, gerando perdas gigantes na reputação com usuários e no setor financeiro, mas o pior cenário é o que leva à perda permanente de dados, algo que pode ser verdadeiramente catastrófico.

Diante disso, é de vital importância que as empresas elaborem planos de recuperação personalizados que se alinhem de perto com seus ambientes de TI, fluxos de trabalho e serviços digitais.

Em linhas gerais, é importante ser honesto ao avaliar a preparação para recuperação de desastres da sua empresa e formar um plano de resposta. Aceitar limitações e buscar suporte de terceiros às vezes será necessário. No final das contas, é melhor pedir ajuda do que confiar em um plano ineficaz. Outro fator a ser considerado é de que as pessoas podem agir de forma imprevisível durante uma emergência, por isso é importante ter instruções claras. 

No final do processo, é fundamental fazer um resumo do ocorrido. Analisar o que funcionou, o que não funcionou e as lacunas que surgiram durante o processo, usando as descobertas obtidas para criar um plano mais bem elaborado para o próximo incidente.

Em resumo, é importante entender que não é uma questão de saber se sua empresa sofrerá um desastre de TI, mas sim uma questão de quando. Ao planejar para o pior e cobrir todas as suas bases, você pode mitigar os danos e potencialmente evitar perdas catastróficas. No mais, conte com a Delinea para gerenciar seus acessos privilegiados e cobrir um dos muitos pontos de entrada para sua rede.