Superfície de ataque de APIs é sempre complexa. Entenda o porquê!

por | junho 2023 | Blog | 0 Comentários

A transformação digital, impulsionada pelo uso cada vez mais intenso de APIs, trouxe consigo um novo conjunto de desafios de cibersegurança. Antes de tudo, é importante entender o que é a “superfície de ataque” de uma API. Este termo se refere à quantidade total de pontos em que um atacante pode tentar invadir os dados de uma aplicação. Devido à natureza das APIs, que expõem várias funções e dados para permitir a interação entre diferentes softwares, essa superfície de ataque é inerentemente complexa.

Cada função exposta por uma API pode ser explorada por atacantes, o que torna o gerenciamento da segurança uma tarefa altamente trabalhosa e sofisticada. Além disso, APIs mal protegidas podem dar aos cibercriminosos acesso a informações sensíveis, permitindo-lhes, por exemplo, acessar diretamente os bancos de dados de uma empresa.

Entretanto, existe uma solução eficaz para esses desafios – a Plataforma de Proteção de APIs da Salt Security, distribuída pela M3Corp.

A proteção em todo o ciclo de vida da API

A plataforma Salt Security foi projetada para se adaptar a qualquer tipo de API – internas, externas e de terceiros – e a todos os seus formatos, incluindo REST, GraphQL e SOAP. Isso é possível graças à sua implantação simples, sem necessidade de agentes, alterações de código ou configuração específica.

A única patente para bloquear ataques de API

A arquitetura patenteada ACE (API Context Engine) da Salt Security estabelece uma linha de base para o ambiente de API e identifica anomalias, permitindo bloquear até 96% dos ataques.

Descoberta e gestão de postura

A plataforma oferece uma agregação inteligente e consolidação do inventário de APIs, destacando APIs “shadow” (desconhecidas) e “zombie” (desatualizadas) e identificando APIs que expõem dados sensíveis.

Proteção contra ameaças

Com a capacidade de rastrear usuários ao longo de dias, semanas e meses, a plataforma é capaz de identificar e bloquear ataques de API de longa duração.

Correções para vulnerabilidades exploradas

A Salt Security é a única que aproveita insights de pequenos sucessos dos malfeitores durante a execução para criar insights de remediação, ajudando a fortalecer ainda mais o ecossistema de APIs.

Integração com ferramentas e fluxos de trabalho existentes

Com a Salt Security, é possível começar a proteger APIs sem introduzir complexidade ou atrito. Ela se integra perfeitamente às ferramentas e fluxos de trabalho já existentes.

Ao final do dia, uma coisa é certa: as APIs estão no centro de quase todas as aplicações modernas e, sem uma proteção adequada, representam um alvo atraente para os cibercriminosos. Não permita que seus clientes sejam os próximos alvos. A segurança da API não é apenas necessária – é vital. Entre em contato com o nosso time para saber mais: https://m3corp.com.br/contato