Existem diversos tipos de ameaças à segurança dos computadores, sejam eles pessoais ou corporativos. Entre os malwares mais populares da atualidade, hoje falaremos um pouco sobre o “worm”.
Sua função principal é a de se espalhar por uma determinada rede e contaminar quantas máquinas puder, a fim de causar problemas de desempenho, consumindo diversos recursos do SO do computador, causando lentidão e um maior consumo de dados.
Formas de contaminação
Existem algumas maneiras dele entrar e causar estragos. Uma delas é se instalando em pen drives ou HDs externos, resultando no roubo de informações pessoais valiosas para os criminosos.
Outra forma é a tentativa por e-mail, onde o usuário recebe uma correspondência de um remetente desconhecido, normalmente com um link para clicar, que por sua vez é responsável por levar para um site nocivo.
Por fim, mas não menos importante e perigoso, temos os malwares que atingem as moedas virtuais, como o Lemon Duck.
Ele é responsável por assumir o controle do Microsoft Outlook da vítima, enviando e-mails e links, a fim de contaminar outros computadores.
Evitando problemas
Mesmo com tantas ameaças rondando, existem formas de fugir e evitar que a sua máquina seja uma das vítimas destes cibercriminosos.
A primeira, e talvez a mais importante, é ter uma boa rotina de navegação na internet, ou seja, evitar sites de origem duvidosa, dando prioridade para aqueles que possuem uma navegação considerada segura.
Não abra qualquer e-mail que receber, não clique em qualquer link (mesmo que seja tentador) e também evite baixar arquivos de remetentes desconhecidos.
Para manter a segurança dos seus clientes em dia, conte com o portfólio completo de soluções oferecidas pela M3Corp. Fale conosco!