Zero Trust para IoT: Como a Portnox ajuda a superar os desafios da Internet das Coisas

por | fevereiro 2023 | Blog | 0 Comentários

No mundo atual, a Internet das Coisas (IoT) é um dos principais desafios para se alcançar uma postura de segurança de “zero trust” em qualquer organização. Isso se deve ao fato de que os dispositivos IoT são difíceis de serem perfilados e identificados quando conectados à rede.

Sem identificação, não há confiança, e como os dispositivos IoT estão presentes em quase todas as empresas e são essenciais para as operações comerciais, este é um problema que não pode ser ignorado. É por isso que as estratégias de zero trust tendem a falhar em ambientes IoT.

Os dispositivos IoT, sejam impressoras, dispositivos médicos, etc, foram projetados para serem eficientes economicamente, com pouco foco na segurança. Isso coloca toda a responsabilidade de se preocupar com esse fator nas equipes de TI e segurança. Com tantos tipos diferentes de dispositivos sendo usados, é humanamente impossível para os times endereçarem cada um individualmente, e os criminosos cibernéticos sabem disso.

Então, como garantir a segurança dispositivos IoT de maneira eficiente? A resposta é o uso do “fingerprinting” de IoT. Ele ajuda as empresas a identificar as características principais dos dispositivos, como fabricante e modelo, e permite definir políticas específicas para dispositivos específicos. Isso permite diferentes usos dependendo do tipo de dispositivo. Por exemplo, todas as câmeras de segurança podem ser agrupadas em um único sistema com permissões limitadas, ou pode se estabelecer autenticação obrigatória para dispositivos médicos, bloqueando o tráfego de entrada que não tem nada a ver com o que deveria acontecer.

Existem diferentes métodos de fingerprinting, como o escaneamento ativo e a sondagem de dispositivos, identificando sinais específicos que dão uma pista do que é. Menos comum e menos invasivo é a observação passiva do comportamento do dispositivo na rede e a identificação do comportamento conhecido. Esses métodos comparam esses comportamentos identificados com bancos de dados massivos que registram a atividade dos dispositivos para finalmente identificar cada um dos aparelhos.

Outras soluções para garantir zero trust em um ambiente IoT incluem manter o firmware sempre atualizado, desligar dispositivos não utilizados e usar firewalls para gerenciar o tráfego. 

A Portnox oferece fingerprinting de IoT baseado na nuvem, com a ajuda dos seus recursos de inteligência artificial, para adicionar uma camada extra de segurança e efetivamente alcançar o zero trust. Além disso, a solução oferece monitoramento constante e detecção de ameaças em tempo real para garantir que qualquer dispositivo suspeito ou malicioso seja detectado e isolado rapidamente.

Outra vantagem da Portnox é sua capacidade de integrar-se facilmente com outras soluções de segurança existentes, como firewalls e sistemas de gerenciamento de ameaças. Isso permite que as equipes de TI e segurança trabalhem de forma colaborativa para garantir a segurança da rede e dos dispositivos IoT.

Para concluir, a Portnox oferece uma solução robusta e eficaz para superar os desafios de segurança da Internet das Coisas. Com sua capacidade de identificar e perfilar os dispositivos IoT, monitorar ameaças em tempo real e integrar-se com outras soluções de segurança, a Portnox ajuda as empresas a implementar uma postura de zero trust efetiva em sua rede. Isso garante a proteção dos dispositivos críticos para o negócio e a segurança da rede contra ameaças cibernéticas.

Quer saber mais sobre Portnox? Entre em contato com o time M3Corp: https://www.m3corp.com.br/contato/